quarta-feira, 20 de agosto de 2014

BARRA da ILHA
Coluna publicada no Jornal Folha de Macau
      COPA 1962 
Antes da chegada da televisão os macauenses se agrupavam em torno de potentes aparelhos de rádio para acompanharem os jogos da Copa do Mundo. Em 1962, um seleto grupo de torcedores se reunia na Praça da Conceição para torcer pela aguerrida Seleção Brasileira que conquistou o segundo título mundial. A histórica foto (arquivo de Getúlio Teixeira) mostra uma bela seleção de jovens macauenses formada por Chiquinho da Luz, Bibi Paulo, Zilmar Oliveira, José Cícero, Márcio Mello, Andrade, Paulo e Bibi do Porto, que se deliciavam com a narração dos dribles de Garrincha, tomando generosas doses de cuba libre na porta da casa de Dona Alice oliveira.

COPA 2014 

O fiasco da seleção brasileira diante da vigorosa Alemanha, causou espanto e frustração aos cativos frequentadores da Praça da Conceição. Na fria tarde da triste goleada, alguns poucos resistiram até o apito final do juiz. A Marquesa Djane preferiu nem olhar para o bombardeio alemão. O capitão Raimundo Bauru ainda teve que engolir o guapo conhecido como ‘menino de ouro’, torcendo contra e gritando OLÉ a cada gol da seleção rubro-negra. Pelas ruas, um gaiato cruelmente desfilava, com alto e bom som, a melancólica canção de Bartô Galeno: SÓ LEMBRANÇAS, SÓ LEMBRANÇAS E NADA MAIS...
PRESERVAÇÃO 

O histórico casarão do Conde Pereira Carneiro, um dos últimos sobrados antigos que ainda se mantém em pé na chamada Rua da Frente, deverá ser restaurado pelo governo municipal. O prédio, que pertence ao município, está em péssimo estado de conservação, mas ainda guarda as características originais. Segundo fonte oficial o prédio será recuperado para abrigar o Departamento Municipal de Trânsito e Transportes.

LIVRES E SOLTOS






Alguns criadores de animais não dão a mínima para o Departamento de Fiscalização Urbana e zombam das ameaças de multa e apreensão.

                                                                 

 CANDIDATO

O Major Fernandes, que ganhou fama e conquistou a cidade fazendo a linha 'Super Xerife Durão' no combate ao crime, deixa o comando da Polícia Militar para ser candidato a Deputado Estadual. Até agora, em Macau, mesmo sem apoios oficiais declarados, vem conquistando intenções de voto espontaneamente em todas as camadas sociais.

VOLTANDO 




Em meados de 1995 o Jornal de Macau noticiava a primeira vez que uma mulher assumiu a presidência do Lions Clube Macau. Quase duas décadas depois Terezinha Menezes, cheia de entusiasmo e acostumada a muitos desafios, volta a presidir a tradicional instituição social que continua servindo à comunidade.



PRESTÍGIO
No finalzinho de junho uma missa solene e festiva marcou a passagem dos aniversários do Padre Murilo e da 'Voz de Ouro' católica, Mariazinha Paulo , entrando na fase SEX. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Dom Jaime e contou com a participação dos padres Edilson Nobre e Flávio Herculano.

MATERNIDADE
Um grupo macauense, liderado pelo advogado Getúlio Teixeira, encontrou uma boa forma de ajudar a Maternidade José Varela. No dia 18 de julho último, promoveu uma animada festa de confraternização na AABB-Natal.
                                                                 pra ver a  BANDA


A Filarmônica Monsenhor Honório é um patrimônio da sociedade macauense, que há muitos anos se encanta com seus acordes nas festas tradicionais. Tantos e quantos passaram por essa Banda que merecem nosso aplauso. Guardo nomes que marcaram época, tais como Chico Ourives, Virgílio Dantas, Mário Badalo, Betinho, Seu Bira, Vada, Lua, Chagas, Raimundo Silvestre, Mestre Augusto, Mestre Castro, entre tantos, que alegravam as tardes domingueiras nas retretas da Praça da Conceição.
* * *

A Banda de Música já enfrentou muitas crises, é verdade. Cresceu com a chegada do Maestro Castro, que indiscutivelmente revelou inúmeros talentos quando na gestão de Zé Antonio Menezes criou uma Escolinha Musical. Atualmente sob o comando do jovem Maestro Fábio, a velha furiosa vivencia uma boa fase, com muitos componentes, bons instrumentos e belo fardamento. Para estimular esses talentosos músicos, porém, o governo municipal precisa implantar um plano de carreira que dignifique o trabalho diferenciado dos nossos artistas. URGENTEMENTE.

Nenhum comentário: