quarta-feira, 9 de novembro de 2011

fazendo ARTE




toque CULTURAL nas ruas de Macau

Numa noite amena deste novembro, brisa solta chegando das antigas salinas, reencontro João Eudes Gomes fazendo arte nas ruas de Macau. Bateu então um nó de saudade das noites de ‘Arte na Praça’  tão singelamente produzidas pelo filho de Zé Vieira nos anos noventa e uns. 

Ficando distante no tempo lembro como era bom sentar na Praça da Conceição para ouvir cantorias, rir com o João Redondo do impagável e saudoso Chico Daniel, descobrir talentos da nossa terra cantando as melhores canções, ter acesso aos melhores sebistas deste RN e ouvir os discursos destemidos de João Eudes noite adentro.

O tempo passou tão ligeiro... mas enquanto o abraçava pude perceber que o brilho no olho de João permanece igual. Irrequieto, sonhador, inconformado e acima de tudo determinado em levar cultura aos quatro cantos do mundo. Se deixarem. 

E lá estava ele, com alguns quilos a mais, estiloso, sorridente, distribuindo música, livros, sonhos e poesia na Avenida A, realizando o I Festival de Literatura Infanto Juvenil.

Percebi o quanto estive distante da cidade nestes últimos anos. Displicente, sequer conhecia a ‘FM Solidariedade’, rádio comunitária pilotada por João Eudes numa pequena casa no Porto de São Pedro, resistindo ao tempo e aos vendavais. 

A festa virou um programa de rádio apresentado ao vivo sob o céu de Macau. A voz do locutor ecoava na noite despertando a atenção de alunos e professores, donas de casa, trabalhadores, idosos e crianças que chegavam para as atrações do Festival.   

Pois é, enquanto macauenses, como eu, não lhe prestam o devido apoio, João desperta o interesse nacional com o projeto É Só Pra dar um Toque conquistando  reconhecimento através de merecido prêmio do Ministério da Cultura.
Valeu João!

CENAS DE COMO É SIMPLES LEVAR CULTURA AO POVO





3 comentários:

benise disse...

Morro de inveja e de admiração. Quem sabe um dia nós também, né? Por falar nisso, acho que Daniel já publicou no blog poesias suficientes para um livro, não?

Anônimo disse...

EM NOME DOS INDIGNADOS.
POR FAVOR.
LEIA A MATÉRIA QUE ESTÁ PUBLICADA NESTE BLOG.
O ENDEREÇO É:
http://educacaomacau.blogspot.com

ESPALHE!!!

João Vicente disse...

O velho e incansável João Eudes ainda apronta das suas. Precisaríamos de mais joãos para elevar a cultura ao seu devido lugar.
Viva a Resistência Cultural!!!