também tem Macau lá na China
Nos tempos da meninice na Benjamin Constant, vez em quando alguém falava que do outro lado do mundo havia outra cidade que se chamava Macau. Naquele tempo não havia internet, a Cartilha da Sarita nem o Livro de Admissão não falavam desse lugar distante. Essa história, contada pelo meu pai nas noites de penumbra, enchia nossa imaginação de fantasia sobre esse povo-irmão de prováveis olhos apertados e pele amarelada que vivia na outra banda da Terra. Quando apenas a Rua da Frente era calçada e a Rua do Cruzeiro era toda revestida na base da pedra lascada, a gente acreditava que se cavasse um buraco bem fundo poderia facilmente chegar à longínqua Macau da China.
O tempo passou. Num sábado cinzento o meu bom e humilde pai partiu para a eternidade, e aí então descobrimos que Macau da China realmente existe, é imensa, próspera e o seu povo, como o nosso, também conhece os segredos do mar. Quem nasce na outra Macau se chama macaense e o curioso, vejam só, é que tanto quanto nós, é uma gente que sente muita saudade do tempo bom que passou.
|
Memória Macaense álbum de recordações
Guia oriente-se por aqui
O passado revivido e relembrado através de fotografias antigas e/ou atuais da gente de Macau naturais ou não O objectivo é recordar
...e, antes de nós, eles também criaram uma festa de reencontro:
A foto aconteceu no Encontro 2010 em Macau
PROJECTO MEMÓRIA MACAENSE - 8 ANOS 05 de Junho de 2003 - 05 de Junho de 2011 Há 8 anos o Projecto Memória Macaense está na Internet para falar de Macau e dizer que existe uma gente chamada Macaense fruto da presença portuguesa por cerca de 420 anos no Sul da China sem vocês, conterrâneos, amigos e visitantes anónimos o PMM não teria completado 8 anos muito obrigado pelo vosso apoio e visitas ao site:www.memoriamacaense.org
MACAENSE, gente de Macau. A história e imagens de um povo formado nos cerca de 420 anos de presença portuguesa. A sua memória e cultura, música, videos, depoimentos, o patuá, sua história, prestação de serviços e informações diversas, antigas e atualizadas.
então, notaram alguma semelhança?...
...não há, pois, como negar. até na china MACAU, teu nome é SAUDADE! |
|
|
| |
Um comentário:
Regina, é por isso que eu amo você. Toinho, Porto Alegre, RS
Postar um comentário