sábado, 21 de abril de 2012

DIA DE BENITO




Naquele último 21 de Abril, não consegui falar com você. Tentei ligar tantas vezes, não lhe encontrei. Parece que ninguém lhe achava naquele dia. Todos sabiam que guardava uma certa dificuldade com as expressões de afeto, embora fosse amoroso como poucos. E sua grande defesa era chamar tudo de 'frescura'. Recebi ligações de outros amigos querendo saber do seu paradeiro. Onde se escondeu o Imperador?

       Para me vingar da sua fuga, publiquei na coluna Quatro Bocas no Jornal de Macau, em abril de 2010, a seguinte nota:



INCONFIDÊNCIA MANEIRA
 
Embora, às vezes, grosso feito uma lixa 40, Benito Barros, o eterno Imperador da Casqueira, tem uma legião de fãs. Ardorosos, até, eu diria. Dizem que quando ele quer, sabe seduzir como ninguém. Nasceu, pasmem, no “Dia de Tiradentes”, 21 de abril. Isso só pode ter sido de propósito, não é não? O universo conspirando por um dia inteiro em feriado nacional, apenas para o seu deleite. Quem telefona não o encontra neste dia e costuma me ligar em busca de notícias de Sua Majestade. Digo que talvez ande tramando contra a coroa. Soube que ele agora vive a cantar fados tropicais. Seu último livro, “O Barco" acaba de ser publicado por uma editora portuguesa e está sendo vendido por 16 euros. Tomara que não vá, tal qual o ‘Joaquim’, reacender a ira de Dona Maria I.
  
Quando o jornal saiu, num instante você ligou.


  - "Quer fazer graça com a minha cara, é, sua égua!?"-




      Ai! Amado Galado, que saudade imensa desse 'carinho'!!! 


este foi o último cenário visto pelo imperador Bena I
Hoje, quando você completaria 55 anos, alguns amigos se reúnem em Macau para lembrar de você com alegria. Estão cantando, contando causos, recitando poemas, tomando cerveja em banda de lata lá no Bar de Nilza,  na entrada da cidade, onde você gostava de ficar bem longe dos olhares  indiscretos, contemplando o horizonte das salinas da nossa infãncia, escrevendo versos e sonhando com melhores dias para a nossa gente. 
Se ainda estivesse aqui, sei que não aceitaria nenhuma homenagem. Porém, no plano espiritual, amigo, sei que nem as calúnias lhe atingirão, imagine os gestos de boa amizade.



Então, agora que você faz silêncio, não reclame. 
Aceite a festa, pois parte de corações que sentem demais a sua ausência .
Aceite!
Nesta tarde, na Terra das Salinas, que venham todos os poemas, versos e canções em seu nome...
Que venham todos os discursos exaltando os seus feitos...
Que venham todas as risadas lembrando as suas doces loucuras...
Que venham também as lágrimas salgadas da nossa  saudade... 

Quem sabe, a partir de você, Macau aprende a preservar a memória dos seus filhos ilustres...

Que o DIA DE BENITO seja sempre lembrado pelos séculos dos séculos...

Que você, como sempre desejou,  descanse finalmente em Paz, Benito...

QUERO DESCANSAR


Descansar da claridade que me aborrece,
Da escuridão que não me entristece.
Não me foi dado saber viver
Nem, suprema graça, saber morrer.
Minha alma meretriz é eterna e tem vagado
Por todos os prostíbulos.
Minha alma, vagabunda prostituta, quer descansar de ser
Comprada,desprezada,espancada,explorada.
Minha alma deseja
E implora aos infelizes que a possuíram
apenas um fim
digno de uma rameira respeitável.
Minha alma operária está exausta
De tanta escravidão à mentira
Nesses séculos todos.

Benito Barros

          A série de fotos do Imperador em seu último Bar foi captada pelo filho de Nilza, Neilson. Outras   são minhas, e outras copiei da internet e não sei o nome do autor

2 comentários:

Anônimo disse...

Creio hoje mais do nunca que Jesus que em 21 de Abril deu oportunidade
de termos alguém em nossa terra como Benito, um homem íntegro, humilde que sabia os momentos e a quem deveria dedicar sua humanidade
pois,isso ele trazia como escudo em seu peito e acredito no quanto deve está feliz pelo trabalho realizado na terra.eu tive oportunidades como aluna de conhcê-lo um pouco e rogo a Deus que o abençoe sempre.

Edy disse...

Que linda reflexão ou devo dizer poesia, não sei só sei que é beliiiiiiiíssimaaaaaaaaaaaaaaaaaa.
Parabéns!